sábado, 22 de abril de 2017

Os Saberes em Ação

Durante a aula nos deparamos com à problemática! Discussão sobre o tempo, na verdade sobre a organização do tempo.
É melhor refletir, será mesmo uma problemática? Daí vem à questão, por que não conseguimos nos organizar em relação às tarefas do curso? O que podemos fazer para mudar isso?
Então os saberes entram em ação. Temos que organizar algumas metas e seguir corretamente, somente assim iremos conseguir alcançar nossos objetivos em relação a essa tal problemática que nos desacomodou.
A prática entra em ação, metas são colocadas no papel e estão sendo cumpridas, mesmo que ainda um pouco devagar, mas com vontade de mudar. 
 
E assim foi um dia de estudos, com a atenção e a ajuda de nossa tutora Betinha, e uma paradinha para o lanche, pois merecemos.
O primeiro de muitos que virão, saberes que após a reflexão, se transforma em ação!


Métodos Globalizados, Praticando Aprendizagens

A partir da leitura dos textos e dos conhecimentos adquiridos, fica claro que os Projetos de Aprendizagens que foi trabalho no semestre passado é um dos métodos globalizados. Pois não usam as disciplinas com o objetivo de estudo, mas sim, como um meio para obter conhecimento da realidade, e de trabalhar os problemas reais da sociedade, que serve como uma experiência concreta, pois sua perspectiva se concentra nos alunos e suas necessidades, eles são os protagonistas da educação.
Confesso que foi muito bom ter passado por essa vivência prazerosa, procurar respostas para uma questão de meu interesse.
A curiosidade, a ajuda de professores, e a parceria do restante do grupo foram essenciais nessa busca e resolução do “problema”.
No começo percebo que perdemos o foco, e foi difícil saber como proceder, pois era a primeira experiência com esse método. Mas quando tivemos uma ajuda profissional por parte de uma das professoras que nos fez refletir em relação ao que realmente gostaríamos de saber, o caminho ficou mais fácil.
Acredito que mesmo estando iniciando um novo ciclo a partir de Métodos Globalizados, e que essa caminhada não será fácil, sei que  a partir das oportunidades, digo das práticas que irei oferecer, as crianças serão mais felizes em suas aprendizagens, pois as mesmas serão protagonistas de suas próprias questões, e na busca de respostas.