Nessa aula, que foi bem animada, a professora solicitou que o grupo realizasse uma dinâmica. Cada grupo representou abordando alguma questão do inconsciente.
Gostei da proposta, pois a dinâmica serviu também para socializarmos e descontrair, pois estamos iniciando.
Ao assistir o vídeo Paradigma Psicanalítico na Educação 1, no qual Sigmund Freud fala sobre a descoberta de importantes novos fatos do inconsciente, da vida psíquica e o papel dos desejos dos instintos. E a partir dessas descobertas nasceu uma nova ciência, a psicanálise, uma parte da psicologia.
Mostra que o homem não é transparente a sua própria consciência. Uma grande parte da sua vida mental, ocorre a despeito das suas intenções racionais, mais justamente aquelas que são decisivas, que são determinantes na sua vida, numa parte das vezes, são expressões na quilo que no fundo ele deseja, que ele tem como fantasia, mas que não necessariamente passa pela mediação nem da consciência, nem da razão.
Aprendi que a partir dos sonhos, se chega ao inconsciente, que o ato falho, fala do inconsciente. Mas para chegar na nossa consciência, ele usa dois processos, que é o deslocamento e condensação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário