Gostei muito da primeira aula da Interdisciplina Ludicidade e Educação
foi o que eu esperava, dinâmica, divertida e prazerosa.
Além das novas aprendizagens, e de se divertir participando de várias
brincadeiras, teve os relatos de vivências das colegas em suas instituições. São
tão ricas as trocas que acontecem nesses momentos, digo, para mim é essencial
que estas ocorram, pois penso, aprendemos tantas coisas, umas com as outras.
Assistimos dois vídeos, sendo o primeiro " Natureza brincante", do Território do brincar.
O segundo foi "O Fim do Recreio", de Vinícius Mazzon e Nélio Spréa, no qual mostra as crianças reivindicando o direito pelo recreio.
O segundo foi "O Fim do Recreio", de Vinícius Mazzon e Nélio Spréa, no qual mostra as crianças reivindicando o direito pelo recreio.
Através de uma câmera, um menino mostra a importância que esse momento
tem para as crianças na sua escola.
Mostra autonomia, e que através do brincar, elas aproveitam e se expressam
de várias formas.
Deixa claro que criança tem que ter infância, e ter infância, é também poder
fazer o que gosta e o que tem vontade, é ter tempo para brincar.
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E como disse a Professora Tânia,
“A criança aprende e se organiza através do brincar”.
“O brincar é uma necessidade”.
“ O brincar é necessário para saúde”.
Eu concordo e muito com ela, e no momento em que nos questionou se
brincamos, muitas colegas no primeiro momento responderam que sim, e suas
respostas foram relacionadas ao trabalho. Mas ela queria saber de nós, se brincamos!
Respondi que a meu ver, o brincar faz muito bem, e acontece em vários
momentos do meu cotidiano, que cada um tem sua maneira de brincar, e que eu particularmente
estou sempre brincando.
Trabalho com Educação Infantil, e vejo a escola como um ambiente brincador, e a partir disto, muito importante para o desenvolvimento das crianças, que ao formarem seus pares, aprendem uns com os outros, constroem suas aprendizagens e desenvolvem suas habilidades através do brincar.
Trabalho com Educação Infantil, e vejo a escola como um ambiente brincador, e a partir disto, muito importante para o desenvolvimento das crianças, que ao formarem seus pares, aprendem uns com os outros, constroem suas aprendizagens e desenvolvem suas habilidades através do brincar.
REFERÊNCIAS:
Filme: Natureza
Brincante, Disponível em: https://www.youtube.com/results?search_query=video+natureza+brincante, visitado em: 06 de abril de 2016.
Filme: O Fim do
recreio, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t0s1mGQxhAI,
visitado em: 06
de abril de 2016.
Imagem:Ihttps://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=imagens%20de%20ludicidade%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o
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ResponderExcluirAdriana, muito completo o teu relato sobre o primeiro encontro de Ludicidade, retratou bem o que foi abordado e a forma tão leve com que foi conduzido.
ResponderExcluirImportante e necessária a tua reflexão sobre os impactos do tema nas salas de aulas e escolas, de acordo com o que você se refere a trocas importantes. seria legal dar uma ênfase a isso, já que sabemos que na prática há um certo distanciamento do brincar na escola, quando na verdade deveria ser o local preocupado a resgatá-lo.Na verdade, mesmo com as teorias que afirmam a importância do brincar ai da assim é preciso desconstruir o formato de educação que temos hoje, a partir de nossa prática e reflexão, a partir de uma leitura como a sua nessa postagem.