sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Mecanismos de defesa do Ego

Resumo de alguns Mecanismos de Defesa do EGO
Profa. Luciane Corte Real
REPRESSÃO
É a operação psíquica que pretende fazer desaparecer, da consciência, impulsos ameaçadores, sentimentos, desejos, ou seja, conteúdos desagradáveis, ou inoportunos.
RACIONALIZAÇÃO
Racionalização é o processo de achar motivos lógicos e racionais aceitáveis para pensamentos e ações inaceitáveis. É o processo através do qual uma pessoa apresenta uma explicação que é logicamente consistente ou eticamente aceitável para uma atitude, ação, idéia ou sentimento que causa angústia.
PROJEÇÃO
O ato de atribuir a uma outra pessoa, animal ou objeto as qualidades, sentimentos ou intenções que se originam em si próprio. É um mecanismo de defesa através do qual os aspectos da personalidade de um indivíduo são deslocados de dentro deste para o meio externo.
DESLOCAMENTO
Esse mecanismo não tem qualquer compromisso com a lógica. É o caso de alguém que tendo tido uma experiência desagradável com um policial, e desloque para a esposa.
A IDENTIFICAÇÃO
É o processo psíquico por meio do qual um indivíduo assimila um aspecto, um característica de outro, e se transforma, total ou parcialmente, apresentando-se conforme o modelo desse outro. A personalidade constitui-se e diferencia-se por uma série de identificações.
A REGRESSÃO
Regressão é um retorno a um nível de desenvolvimento anterior ou a um modo de expressão mais simples ou mais infantil.
O ISOLAMENTO
É um processo psíquico típico da neurose obsessiva, que consiste em isolar um comportamento ou um pensamento de tal maneira que as suas ligações com os outros pensamentos, ou com o autoconhecimento, ficam absolutamente interrompidas, já que foram ( os pensamentos, os comportamentos), completamente excluídos do consciente.
FORMAÇÃO REATIVA
É um processo psíquico que se caracteriza pela adoção de uma atitude de sentido oposto a um desejo que tenha sido recalcado, constituindo-se, então, numa reação contra ele. Uma definição: é o processo psíquico, por meio do qual um impulso indesejável é mantido inconsciente, por conta de uma forte adesão ao seu contrário.
NEGAÇÃO
A tendência a negar sensações dolorosas é tão antiga quanto o próprio sentimento de dor. Nas crianças pequenas, é muito comum a negação de realidades desagradáveis, negação que realiza desejos e que simplesmente exprime a efetividade do princípio do prazer. Negação é a tentativa de não aceitar na consciência algum fato que perturba o Ego.


    Atualmente, a partir das aprendizagens sobre os mecanismos de defesa, vejo que passei a entender um pouco mais a minha realidade em sala de aula em relação aos meus alunos.

RELATO
    Tenho uma turma de maternal, crianças com idade de três anos. Tem uma menina que na questão comportamental, a mãe bem rígida com ela. Percebi em algumas situações, que a menina demonstra ter medo da mesma. No dia em que tenho hora atividade, fui na sala e a menina estava com o rosto marcado, quando olhei a mesma disse, "Profe não aconteceu nada, eu to bem". Então perguntei o que foi, e ela disse, nada novamente, aí falei com a professora de projeto e a mesma respondeu que ela caiu no pátio, pois estava correndo. A menina ouviu e disse que a mãe não ia ficar brava por ter corrido e se machucado. Eu respondi que falaria com a mãe dela e explicaria. Mas depois observando a menina brincando, ela falava a todo momento aos colegas a mesma coisa, e teve até um momento em que ela com os olhos cheios de lágrimas batia com as mãos no rosto. 

    A partir das teorias de Freud, a sociedade passou a conhecer melhor a mente humana, viram novas formas de tratar as doenças focando na mente. O tratamento pela palavra, a importância decisiva do inconsciente, em tudo que sentimos e dizemos. A nova maneira de pensar a sexualidade infantil. E que os traumas afetam o desenvolvimento durante a infância.
    Acredito que na educação as ideias contribuíram para trabalharmos as questões voltadas para os sentimentos, através das ações que os alunos nos trazem diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário