A Maquinaria Escolar
Realizamos um trabalho em grupo para a elaboração de uma atividade referente ao título citado. Tivemos a participação da colega Luciane Xavier que está a um semestre a frente no curso, que foi essencial para nos ajudar na conclusão da mesma.
Segundo o autor Philippe Ariés, a concepção da infância nem sempre existiu, sua análise histórica menciona o comportamento de famílias desde a Idade Media Ocidental, e relatou que a criança deste período era tratada como adulto.
Antes do Século XVII as famílias não davam atenção às crianças que eram vistas como "adultos em miniatura", as mães logo após o nascimento entregavam os filhos as "amas de leite". Não havia uma preocupação dos pais em acompanha-los e educa-los, não existia vínculos e apego afetivo como nos dias atuais.
A constituição de um novo conceito de infância veio a se desenvolver somente a partir do Século XVII, quando a infância e adolescência separam-se definitivamente que o bebê aparece como uma nova figura através das artes plásticas ligada a iconografia religiosa desde finais da idade média começa aparecer a infância e também seus direitos como criança cidadã.
Imagens da Idade Média
Educação, família, infância e adolescência



VARELA, Julia ; ALVAREZ-URIA, Fernando. A
maquinaria escolar. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 6, p. 68-96, 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário