terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Alfabetização Matemática

A matemática está presente de várias maneiras diariamente em nosso cotidiano. Mas, nessa aula veio à reflexão a partir do texto sugerido sobre Alfabetização Matemática, hum, como assim? Nem sabia que poderia me referir assim sobre matemática.
Pois é, nesse texto, “O objetivo é discutir a importância de alguns conceitos no processo de alfabetização matemática". “Para nossa fundamentação em relação às análises escolhemos centrar nosso foco na análise de erros, considerando que não desejamos apenas descobrir que alunos erram a seriação, ordenação e classificação, mas levantar indícios dos motivos pelos quais isso acontece e pode interferir no processo de aprendizagem”.
E assim a partir deste, foi solicitado à elaboração de uma atividade para ser utilizada em sala de aula que envolvesse os processos de classificação e seriação.  
Com as peças do jogo de legos, em grupos de 2, 3 ou 4 crianças fiz a proposta de brincarmos juntos na mesa. Primeiramente coloquei várias cores nas mesas e pedi para cada um escolher uma cor que gostaria. Após fui colocando mais cores, na qual elas quando viam a sua cor iam pegando. Assim expliquei que estavam separando as cores diferentes e juntando as cores iguais. Continuando misturei todas as cores e solicitei que separassem novamente por cores e depois por tamanhos.
 Após iniciei a proposta de seriação, solicitei que colocassem as peças em ordem tipo fila ou escada, sendo a primeira a menor e assim a mesma fosse crescendo até ficar grande. "Primeiro o filhinho, depois a mana, depois a mãe e depois o pai", disse uma das meninas. Percebi nessa atividade algumas dificuldades de minha parte ao fazer as solicitações e intervenções. Também percebi que algumas não conseguiram ainda fazer essa construção de seriação, outras imitavam os colegas.
Para finalizar disponibilizei materiais para fazerem o registro da atividade livremente.

"Para que o aluno aprenda matemática, ele precisa se sentir seguro diante de sua representação, precisa descobrir o caminho de uma relação menos angustiante, substituindo o caráter que o oprime na aprendizagem pela alegria da descoberta, para que juntos, aluno e professor, possam aprender, criar e recriar seus conhecimentos".




Referência:

LOURENÇO, Edvânia Maria da Silva; BAIOCHI, Vivian Tammy; TEIXEIRA, Alessandra Carvalho. ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: O QUE É? COMO FAZER? In. Revista da Universidade Ibirapuera - Universidade Ibirapuera/São Paulo, v. 4, p. 32-39, jul/dez. 2012.



Um comentário:

  1. Oin que fofos! As fotos estão bem legais Adriana! Eles parecem participativos e concentrados! Parabéns pelo registro! Continua escrevendo que sigo te acompanhando por aqui. Abraço, Betynha (Tutora do PEAD2/UFRGS) .



    ResponderExcluir