Iniciamos o semestre refletindo
sobre os Portfólios, uma ferramenta que sabemos ser tão importante para
apresentar nossas aprendizagens, e para um dos momentos de avaliação.
Qual o significado atual do portfólio? Houve alguma mudança na sua forma de entendê-lo e nas suas postagens?
O Portfólio é uma ferramenta na qual apresentamos as nossas (re) construções
de cada Interdisciplina, e a relação/aplicação em nossas práticas. Sim, houve
diversas mudanças que antes eram vistas apenas como um trabalho complementar
das atividades e agora se tornou um objeto de aprendizagem e avaliação. Todavia
percebemos que o blog serve como um norteador para a construção da síntese
reflexiva.
O que se aprende nessa escrita? Questões como, posicionamento crítico
perante as Interdisciplinas, elaboração da coerência e coesão, tornando assim o
texto adequado e formal. A escrita torna-se mais consistente e os conteúdos são
enriquecidos a cada postagem.
Que dificuldades envolvem essa escrita? Primeiramente no relacionar a teoria e a prática,
sintetizar os pensamentos em palavras.
Respostas elaboradas com as colegas Débora Silva, Luciane Scherer e Vanessa Quadros, que fazem parte juntamente comigo do grupo de estudos do projeto de aprendizagem.
Adriana. O portfólio é mesmo bem importante e pode ser utilizado pelas alunas do PEAD2/UFRGS como também pelos alunos de vocês. Qual a tua opinião? Os alunos do Ensino Fundamental I podem registrar saberes em um espaço? Quer seja em um blog ou mesmo em uma pasta física com escritas autorais? Isso pode acontecer? Será relevante? o que pensas? E o que achas de registrar tuas reflexões em forma de texto dissertativo? Inicie com 2 ou 3 parágrafos. Acredito que vai ser importante para ti experimentar. Segue escrevendo que estou por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha ;0)
ResponderExcluir