sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Reflexões sobre o Portfólio

Iniciamos o semestre refletindo sobre os Portfólios, uma ferramenta que sabemos ser tão importante para apresentar nossas aprendizagens, e para um dos momentos de avaliação.

Qual o significado atual do portfólio? Houve alguma mudança na sua forma de entendê-lo e nas suas postagens?  O Portfólio é uma ferramenta na qual apresentamos as nossas (re) construções de cada Interdisciplina, e a relação/aplicação em nossas práticas. Sim, houve diversas mudanças que antes eram vistas apenas como um trabalho complementar das atividades e agora se tornou um objeto de aprendizagem e avaliação. Todavia percebemos que o blog serve como um norteador para a construção da síntese reflexiva.  

O que se aprende nessa escrita? Questões como, posicionamento crítico perante as Interdisciplinas, elaboração da coerência e coesão, tornando assim o texto adequado e formal. A escrita torna-se mais consistente e os conteúdos são enriquecidos a cada postagem.

Que dificuldades envolvem essa escrita? Primeiramente no relacionar a teoria e a prática, sintetizar os pensamentos em palavras.

Respostas elaboradas com as colegas Débora Silva, Luciane Scherer e Vanessa Quadros, que fazem parte juntamente comigo do grupo de estudos do projeto de aprendizagem.



Um comentário:

  1. Adriana. O portfólio é mesmo bem importante e pode ser utilizado pelas alunas do PEAD2/UFRGS como também pelos alunos de vocês. Qual a tua opinião? Os alunos do Ensino Fundamental I podem registrar saberes em um espaço? Quer seja em um blog ou mesmo em uma pasta física com escritas autorais? Isso pode acontecer? Será relevante? o que pensas? E o que achas de registrar tuas reflexões em forma de texto dissertativo? Inicie com 2 ou 3 parágrafos. Acredito que vai ser importante para ti experimentar. Segue escrevendo que estou por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha ;0)

    ResponderExcluir