sábado, 29 de junho de 2019

Consciência Fonológica

Reflexão da Postagem
https://portfoliopeadadrianaguerra.blogspot.com/2018/08/consciencia-fonologica.html

A partir da leitura do Artigo sobre consciência fonológica e a aquisição da linguagem escrita, fica mais claro a importância de algumas experiências que devemos proporcionar as crianças, incluir em nossos planejamentos, pois ajudará de forma lúdica que a criança avance futuramente em suas hipóteses a respeito do sistema de leitura e de escrita.

A aquisição de leitura e da escrita é fundamental para a inserção social do sujeito. Conhecer e compreender os processos para se chegar a essa aquisição, como se desenvolveram ao longo da história, as concepções que os fundamentaram, os impasses surgidos, auxiliam a enxergar e a problematizar as práticas atuais numa perspectiva crítica (MORAIS, 2012).


O professor deve perceber as crianças, observar e permitir que possam interagir, serem ativas e autônomas. Oferecer repertórios (materiais adequados) que facilitem as aprendizagens de forma significativas. 

Referência:
COELHO, Maria José Gonçalves; LANZA, Paula Moreira Martins de Oliveira; REIS, Izabel Cristina da Silva. CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. E11 PED 01 OUTUBRO, 2015. Disponível em: <http://blog.newtonpaiva.br/pos/e11-ped-01-consciencia-fonologica-e-a-aquisicao-da-linguagem-escrita-relacoes-e-implicacoes-para-a-pratica-pedagogica/> Acesso em: 29 de junho 2019.





Nenhum comentário:

Postar um comentário