https://portfoliopeadadrianaguerra.blogspot.com/2018/08/consciencia-fonologica.html
A partir da leitura do
Artigo sobre consciência fonológica e a aquisição da linguagem escrita, fica
mais claro a importância de algumas experiências que devemos proporcionar as
crianças, incluir em nossos planejamentos, pois ajudará de forma lúdica que a
criança avance futuramente em suas hipóteses a respeito do sistema de leitura e
de escrita.
A aquisição de leitura e da escrita é fundamental para a inserção social
do sujeito. Conhecer e compreender os processos para se chegar a essa
aquisição, como se desenvolveram ao longo da história, as concepções que os
fundamentaram, os impasses surgidos, auxiliam a enxergar e a problematizar as
práticas atuais numa perspectiva crítica (MORAIS, 2012).
O professor deve perceber as crianças, observar e
permitir que possam interagir, serem ativas e autônomas. Oferecer repertórios (materiais
adequados) que facilitem as aprendizagens de forma significativas.
Referência:
COELHO, Maria José Gonçalves; LANZA,
Paula Moreira Martins de Oliveira; REIS, Izabel Cristina da Silva. CONSCIÊNCIA
FONOLÓGICA E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A
PRÁTICA PEDAGÓGICA. E11 PED 01 OUTUBRO, 2015. Disponível em: <http://blog.newtonpaiva.br/pos/e11-ped-01-consciencia-fonologica-e-a-aquisicao-da-linguagem-escrita-relacoes-e-implicacoes-para-a-pratica-pedagogica/>
Acesso em: 29 de junho 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário