sábado, 11 de agosto de 2018

Consciência Fonológica


Conforme o Artigo, Consciência fonológica e a aquisição da linguagem escrita: relações e implicações para a prática pedagógica.  
Para associar uma representação fonológica a uma representação gráfica, é exigida do aprendiz uma capacidade fundamental: a consciência fonológica, aqui entendida como a consciência da estrutura de sons das palavras que podem ser decompostas em três tipos de unidades sonoras: as sílabas, as unidades intrassilábicas (aliterações e rimas) e os fonemas (MARTINS; SILVA, 1999).
Confesso que nunca tinha escutado falar em "Consciência Fonológica", mas partir da leitura do artigo, consegui identificar algumas atividades com as unidades sonoras que realizei com a turma.
  • Jogo multissensorial


Na roda em duplas cantamos uma música em que temos que a partir do ritmo bater palmas, nas mãos dos colegas, e no final dar um abraço.

  •      Atividade – Rimas

Primeiramente falamos sobre as combinações e regras a serem respeitadas. Após as crianças se organizarem em duplas uma de frente para outra, foi colocado no meio de ambas uma tampinha. Após eu falava uma palavra, e quem soubesse outra que rimava, para poder falar tinha que pegar a tampinha rapidamente.
       

  • Atividade – Jogo de sílabas

Na roda apresentei um jogo que para montar as sílabas, é só as crianças encaixarem as partes que formam a imagem de um animal.


Referência:

COELHO, Maria José Gonçalves; LANZA, Paula Moreira Martins de Oliveira; REIS, Izabel Cristina da Silva. CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. E11 PED 01 OUTUBRO, 2015. Disponível em: <http://blog.newtonpaiva.br/pos/e11-ped-01-consciencia-fonologica-e-a-aquisicao-da-linguagem-escrita-relacoes-e-implicacoes-para-a-pratica-pedagogica/> Acesso em: 11 de agosto 2018.




Nenhum comentário:

Postar um comentário