Conforme
o Artigo, Consciência fonológica e a aquisição da linguagem escrita: relações e
implicações para a prática pedagógica.
Para associar uma
representação fonológica a uma representação gráfica, é exigida do aprendiz uma
capacidade fundamental: a consciência fonológica, aqui entendida como a
consciência da estrutura de sons das palavras que podem ser decompostas em três
tipos de unidades sonoras: as sílabas, as unidades intrassilábicas (aliterações
e rimas) e os fonemas (MARTINS; SILVA, 1999).
Confesso que nunca tinha escutado falar em "Consciência Fonológica", mas partir da leitura do artigo, consegui identificar
algumas atividades com as unidades sonoras que realizei com a turma.
- Jogo multissensorial
Na
roda em duplas cantamos uma música em que temos que a partir do ritmo bater
palmas, nas mãos dos colegas, e no final dar um abraço.
- Atividade – Rimas
Primeiramente
falamos sobre as combinações e regras a serem respeitadas. Após as crianças se
organizarem em duplas uma de frente para outra, foi colocado no meio de ambas
uma tampinha. Após eu falava uma palavra, e quem soubesse outra que rimava,
para poder falar tinha que pegar a tampinha rapidamente.
- Atividade – Jogo de sílabas
Na
roda apresentei um jogo que para montar as sílabas, é só as crianças encaixarem
as partes que formam a imagem de um animal.
Referência:
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