De acordo com a postagem
anterior e o texto de Ferreira em relação a nossa prática, temos que estar
atento e refletir em relação aos métodos que utilizamos para o desenvolvimento
das aprendizagens dos alunos.
Como trabalho com
educação infantil, a avaliação é um relato das vivências significativas das crianças
durante toda a nossa rotina escolar. O que significa que temos que estar
observando e acompanhando elas em todos os momentos. Algumas vezes com um olhar
para o coletivo e outros apenas para “ela” individualmente.
Coletivamente, pois as
aprendizagens acontecem a partir das relações, das experiências diferenciadas e
suas desigualdades. Individualmente, pois também acontece a partir do meio que
está inserido, com o contato direto com os objetos e materiais que o professor
prepara considerando a capacidade dos alunos de produzir novos conhecimentos.
Mas não devemos
considerar que a avaliação é somente o registro dos conhecimentos adquiridos,
temos que ver as crianças num todo. Os aspectos afetivos, os valores, a
criatividade, a capacidade intelectual, o social e as habilidades também fazem
parte deste processo.
É importante que o
professor respeite e valorize seus alunos de acordo com suas singularidades.
Referência:
FERREIRA, Lucinete Maria Sousa. Retratos da Avaliação
conflitos. Desvirtuamentos e caminhos para a superação. Disponível em: <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2446144/mod_resource/content/2/O%20contexto%20avaliativo%20no%20cotidiano%20escolar%20de%20Lucinete%20Ferreira.pdf> Acesso em: 29 de junho 2019.
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