sábado, 29 de junho de 2019

Avaliação

Reflexão da postagem

De acordo com a postagem anterior e o texto de Ferreira em relação a nossa prática, temos que estar atento e refletir em relação aos métodos que utilizamos para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos.
Como trabalho com educação infantil, a avaliação é um relato das vivências significativas das crianças durante toda a nossa rotina escolar. O que significa que temos que estar observando e acompanhando elas em todos os momentos. Algumas vezes com um olhar para o coletivo e outros apenas para “ela” individualmente.
Coletivamente, pois as aprendizagens acontecem a partir das relações, das experiências diferenciadas e suas desigualdades. Individualmente, pois também acontece a partir do meio que está inserido, com o contato direto com os objetos e materiais que o professor prepara considerando a capacidade dos alunos de produzir novos conhecimentos.
Mas não devemos considerar que a avaliação é somente o registro dos conhecimentos adquiridos, temos que ver as crianças num todo. Os aspectos afetivos, os valores, a criatividade, a capacidade intelectual, o social e as habilidades também fazem parte deste processo.
É importante que o professor respeite e valorize seus alunos de acordo com suas singularidades.

Referência:
FERREIRA, Lucinete Maria Sousa. Retratos da Avaliação conflitos. Desvirtuamentos e caminhos para a superação. Disponível em: <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2446144/mod_resource/content/2/O%20contexto%20avaliativo%20no%20cotidiano%20escolar%20de%20Lucinete%20Ferreira.pdf> Acesso em: 29 de junho 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário