A partir da leitura do texto de Ferreira, fica claro que avaliar não é fácil, e nem um processo de
classificação.
Vejo
a avaliação como um documento muito importante. Nele relatamos as vivências
significativas das crianças a partir de documentações pedagógicas coletadas
durante toda rotina escolar.
Para
que ela possa ser inclusiva, democrática e amorosa, é necessário ter diariamente
um olhar sensível em relação à singularidade de cada criança no momento de
observar e “avaliar” seu desenvolvimento.
O professor tem que assumir durante as
suas vivências o papel de orientador e conduzir o processo de
ensino-aprendizagem através do diálogo e da cooperação. Respeitando suas especificidades,
como uma pessoa única.
Referência:
FERREIRA, Lucinete Maria Sousa. Retratos
da Avaliação conflitos. Desvirtuamentos e caminhos para a superação. Disponível
em: <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2446144/mod_resource/content/2/O%20contexto%20avaliativo%20no%20cotidiano%20escolar%20de%20Lucinete%20Ferreira.pdf> Acesso em: 05 de agosto 2018.
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