quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Para Vencer as Barreiras da Inclusão

A partir de alguns materiais disponibilizados na Interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, conheci a Nota Técnica 04/2014 do MEC/SECADI/DPEE, e dois Vídeos que me ajudaram a ampliar meus conhecimentos, “Deficiências e Diferenças”, e “O papel da escola, do professor e da educação inclusiva.
Conforme a leitura realizada da Nota Técnica, acredito que a mesma irá compensar um “pouco” as desigualdades em relação a não ser imprescindível mais a apresentação de laudo médico para que as crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação possam ser favorecidas as condições de participações e de aprendizagem, uma vez que o AEE caracteriza-se por atendimento pedagógico e não clínico.
Em relação aos vídeos, gostei muito da parte em que o Professor Carlos Skliar fala sobre a escola com hospitalidade, de receber o outro e oferecer tudo o que temos para lhe dar, sem se importar quem é o outro.
Precisamos vencer a discriminação, mas como desconstruir este estigma? Penso que o acolhimento é muito importante para que aja uma convivência e uma participação maior.
“É a convivência que me faz pensar no outro, e me colocar no lugar do outro, e o outro se colocar no meu lugar” Dra. Izabel
Precisamos deixar que as pessoas tenham autonomia, o direito de escolha, deixar que falem, se expressem a sua maneira.  
Conforme o vídeo a Dra. Izabel, “A diferença que traz valor, que agrega importância a cada um de nós, pois somos singular, não somos iguais, trazemos desejos, vontades e potencialidades”.
Referência:

Vídeo - Deficiências e Diferenças. MAIOR, Izabel; BEZERRA, Benilton. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=14&v=29JooQEOCvA> acesso em 03 de novembro 2017.

Vídeo - SKLIAR, Carlos. O papel da escola, do professor e da educação inclusiva. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=226&v=sFU02gs-MWk> acesso em: 14 de outubro 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário