sábado, 11 de agosto de 2018

Memórias e Comparações sobre as Tecnologias


Após descobrir que ferramentas e artefatos produzidos pela inteligência humana são considerados tecnologias. E ao relembrar e trocar informações positivas e negativas com as colegas depois de analisarmos a linha do tempo de todas, elaborei o texto falando sobre a reflexão de nossa realidade atual dentro da sala de aula. Neste consta momentos alegres, inquietações devido aos colegas que não querem evoluir conforme o tempo, ao ambiente e materiais sucateados, a evolução das tecnologias de acordo com cada  idade, enfim, nossas memórias.  
Ao observarmos as linhas do tempo umas das outras, ficou elucidado, que apesar de algumas não descreverem alguns objeto básicos como lápis e a borracha que eram utilizados na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mesmos estes sendo bem importantes para a realização das atividades exigidas da época. Já outros, como os aparelhos de som, discos de vinil, o rádio, e o vídeo cassete, eram o que fazia a alegria da garotada, pois os momentos musicais, e os de filmes eram bem esperados, pois as aulas tradicionais eram em sua maioria muito monótonas.
Nos anos finais do Ensino Médio aproveitamos os recursos que as tecnologias tinham a nos oferecer. Os filmes, os documentários, entre outras novidades que surgiram para ajudar na elaboração de trabalhos, eram apreciados com muita empolgação devido as impressionantes imagens que os DVDs nos proporcionavam. Devido à diferença de idade nessa época, percebemos algumas diferenças significativas, como, enquanto para uma o disquete era a tecnologia utilizada para salvar os trabalhos, documentos e imagens, para outras já eram os Cd’s e o notebook as novas tecnologias do momento.
Atualmente o nosso cotidiano Universitário é repleto de tecnologias como o computador e o celular que utilizamos para facilitar as aprendizagens e oportunizar novos conhecimentos. Ferramentas rápidas e necessárias para a realização de pesquisas, trabalhos e trocas de informações. O Pen driver também é uma boa tecnologia, pois apesar de ter um tamanho pequeno, tem uma grande memória para guardar diversos documentos de maneira fácil.  
Ao analisarmos as faixas etárias presentes nas reflexões, a partir de nosso cotidiano conseguimos contemplar todas. Na Educação Infantil com a Prof. Adriana, Ensino Fundamental com a Prof. Luciane, Ensino Médio com a Prof. Débora e Universitária todas nós. Durante os diálogos percebemos que os desafios a serem superados nas escolas são singulares, cada uma tem a sua necessidade. Mas todas em prol de um mesmo objetivo em relação à importância da utilização das tecnologias.
A primeira escola tem uma sala disponível, mas não é considerada adequada, os equipamentos não são atualizados e nem estão em bom estado para o uso, quando é necessário as professoras levam seus materiais pessoais.
Na segunda escola, sentem a necessidade de um laboratório de informática.
A terceira escola, tem uma sala super equipada, mas os professores não querer utilizar esse ambiente, mostram que preferem o modo tradicional, usam somente os livros e o quadro negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário