Após descobrir que ferramentas e artefatos produzidos pela inteligência humana são considerados tecnologias. E ao relembrar e trocar informações positivas e negativas com as colegas depois de analisarmos a linha do tempo de todas, elaborei o texto falando sobre a reflexão de nossa realidade atual dentro da sala de aula. Neste consta momentos alegres, inquietações devido aos colegas que não querem evoluir conforme o tempo, ao ambiente e materiais sucateados, a evolução das tecnologias de acordo com cada idade, enfim, nossas memórias.
Ao observarmos as linhas do tempo umas das outras, ficou elucidado,
que apesar de algumas não descreverem alguns objeto básicos como lápis e a
borracha que eram utilizados na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, mesmos estes sendo bem importantes para a realização das
atividades exigidas da época. Já outros, como os aparelhos de som, discos de
vinil, o rádio, e o vídeo cassete, eram o que fazia a alegria da garotada, pois
os momentos musicais, e os de filmes eram bem esperados, pois as aulas tradicionais
eram em sua maioria muito monótonas.
Nos anos finais do Ensino
Médio aproveitamos os recursos que as tecnologias tinham a nos oferecer. Os
filmes, os documentários, entre outras novidades que surgiram para ajudar na
elaboração de trabalhos, eram apreciados com muita empolgação devido as
impressionantes imagens que os DVDs nos proporcionavam. Devido à diferença de
idade nessa época, percebemos algumas diferenças significativas, como, enquanto
para uma o disquete era a tecnologia utilizada para salvar os trabalhos,
documentos e imagens, para outras já eram os Cd’s e o notebook as novas
tecnologias do momento.
Atualmente o nosso cotidiano
Universitário é repleto de tecnologias como o computador e o celular que
utilizamos para facilitar as aprendizagens e oportunizar novos conhecimentos. Ferramentas
rápidas e necessárias para a realização de pesquisas, trabalhos e trocas de
informações. O Pen driver também é uma boa tecnologia, pois apesar de ter um
tamanho pequeno, tem uma grande memória para guardar diversos documentos de
maneira fácil.
Ao analisarmos as faixas
etárias presentes nas reflexões, a partir de nosso cotidiano conseguimos
contemplar todas. Na Educação Infantil com a Prof. Adriana, Ensino Fundamental
com a Prof. Luciane, Ensino Médio com a Prof. Débora e Universitária todas nós.
Durante os diálogos percebemos que os desafios a serem superados nas escolas são
singulares, cada uma tem a sua necessidade. Mas todas em prol de um mesmo
objetivo em relação à importância da utilização das tecnologias.
A primeira escola tem uma
sala disponível, mas não é considerada adequada, os equipamentos não são
atualizados e nem estão em bom estado para o uso, quando é necessário as
professoras levam seus materiais pessoais.
Na segunda escola, sentem a
necessidade de um laboratório de informática.
A terceira escola, tem uma
sala super equipada, mas os professores não querer utilizar esse ambiente,
mostram que preferem o modo tradicional, usam somente os livros e o quadro
negro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário