quinta-feira, 28 de julho de 2016

Conhecendo e aceitando o "diferente"

   A partir das leituras realizadas, o texto de Rosa Maria Hessel Silveira, nos trouxe a comprovação da importância dos livros de Literatura Infantil como mais um suporte a nos auxiliar nas aprendizagens  para discutir as relações do diferente.
   Os livros nos trazem muitas oportunidades e possibilidades que nos ajudam no dia a dia com diversas questões, que hoje em dia estão presentes em nosso cotidiano, mas muitas vezes não são "vistas", nem mostradas e muito menos respeitadas. 
  Podemos mostrar através da Literatura Infantil, que o mundo pode ser mais nobre e digno.  Os livros nos ajudam em diversas questões como: construções de valores, de identidade, conhecer e valorizar as diferentes etnias, respeitar a cultura diversificada que existe na sociedade, gênero, valores, diferenças, preconceito, inclusão, reflexão. E além de tudo isso, vejo que as aprendizagens se constroem de maneira prazerosa, mas temos que analisar antes nossa escolha, é importante escolher livros com temas de acordo com a necessidade da turma, temos que ler a história antes.   


Neste livro o autor Todd Parr, apresenta por meio de frases curtas, assuntos polêmicos relativos às famílias, como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais.

Este livro mostra diferentes tipos de contexto familiar, e suas diferenças.

Algumas falas durante o  desenvolvimento da história:
A partir do mesmo, as crianças puderam colocar seu ponto de vista em relação a suas descobertas, como por exemplo, no momento em que descobriram o que são: padastro e madrastra. Teve uma menina que de pronto disse, “Eu tenho”, se referindo ao padastro. Já na cena de adoção, uns falaram, “O pinguim é pai dos pinguinzinhos, mas ele cuida dos patinhos e da mamãe também”.
O retorno em relação à história apresentada mostrou ter sido significativa, muitas foram às narrativas, sendo, informativas, questionadoras, criticas e explicativas.  


REFERÊNCIAS:
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. nas Tramas da Literatura Infantil: olhares sobre personagens "diferente".
http://www.aprenderebrincar.com/2013/09/o-livro-da-familia-todd-parr.html


Um comentário:

  1. Oi Adriana. Esse livro proporciona diversas oportunidades de trabalho pedagógico. Rico e colorido! Que bom que deixas aqui a dica para as colegas professoras. Bom por demais! Vou seguir lendo teu blog e comentando postagens antigas também. Assim te conheço um pouquinho melhor. Abraço, Betynha ;0) (Tutora do SI IV - PEAD/UFRGS)

    ResponderExcluir