sexta-feira, 29 de julho de 2016

O Sons e a Voz

A partir do texto “Práticas Musicais na Educação Infantil”, vi a importância de ter cuidado em relação ao som na sala de aula, que o mesmo não tome conta do espaço, assim substituindo o dialogo das crianças. Pois ficam desconectadas, isoladas dos sons ambientas, sem referenciais auditivos para se situarem no tempo e no espaço. Esse tipo de situação impede a criança de observar a natureza e entrar em sintonia com ela.
“As crianças também precisam de silêncio para povoa-lo com seus próprios sons”.
No próximo semestre, penso em elaborar as atividades a partir de músicas. Pois as crianças há algum tempo me mostram apreciar muito as diversas atividades ligadas a sons de diversos tipos.
 Percebi que nessas atividades em que a música está presente, o grupo é unânime, além de participarem ativamente, solicitam que as repita mais vezes. Também ficou clara a interação mais atuante de alguns alunos que algumas vezes se isolam. Nesses momentos os vejo, participando sem receio, sorriem, e gesticulam com o restante do grupo. É muito prazeroso ver essas reações a partir do encantamento que a música nos trás.

           Você já se imaginou sem voz?
A Afonia pode ser explicada como a perda parcial ou total da voz devido a um tipo de histeria ou alterações da laringe. A afonia causa a perda propriedade de modular, mas não de reproduzir sons.
Ser professor (a) é ser profissional da voz.
Infelizmente é muito comum desenvolver problemas vocais ao trabalhar em salas de aula ruidosas, com turmas grandes desconhecimentos sobre educação vocal.   
            “Minha voz, minha vida” Curta-Metragem

Filme baseado na pesquisa: Panorama Epidemológico sobre a voz do professor no Brasil.


Devemos ter cuidado com a nossa voz
O uso abusivo/agressão, pode causar lesões/doença.
         Os inimigos:
·         cigarro, álcool
·          mau uso
·         irritantes químicos
·         infecção
·          vírus (gripe)
·         ressecamento
   
Vamos cuidar da nossa voz!
Ao cuidarmos da nossa voz, cuidamos da nossa saúde!
Então precisamos:
·         Tomar bastante água,
                  ·         Fazer aquecimento,
                  ·         Não gritar,
                  ·         Usar estratégias para ajudar, como diminuir ruídos.

“A voz é um recurso acessível ao fazer musical
 porque todos a levam consigo”.

Referência:
MAFIOLLETTI, Leda de Albuquerque. Práticas Musicais na Escola Infantil. Porto Alegre, 1998.
Curta metragem: Minha vida, minha voz. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=MUrqzCWkmYI



2 comentários:

  1. Oi Adriana. Vim aqui ver se já tinhas começado a escrever sobre o que estamos vendo no IV Eixo. Podes começar. Já estou por aqui apreciando teu espaço. Coincidentemente hoje estou com dor de garganta. Hoje esta postagem novamente me toca. Saúde é muito importante, é fundamental e esse Curta eu recomendo a demais colegas professores. Corremos o dia todo. Todos os nossos turnos de trabalho. Precisamos pensar na nossa saúde. Fica o convite para que vejam o vídeo. Se desejares podes colocar o link na imagem. Se quiser dica me escreve. Bons estudos, abraço, Betynha ;0) (Tutora do SI IV - PEAD/UFRGS)

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana. Passei novamente por aqui para ver as postagens do segundo semestre 2016 - Eixo IV. Vou te acompanhar por aqui. Bons estudos, abraço, Betynha :0)

    ResponderExcluir