quinta-feira, 28 de julho de 2016

Recordando...

A partir da leitura dos textos, "O Brinquedo Através da História e A Magnífica História dos Jogos", tivemos a proposta da seguinte atividade: Pensar em minha infância e tentar lembrar algumas brincadeiras e jogos que se fizeram presentes nessa etapa de minha vida.
Adorei essa atividade, pois gosto muito de relembrar minhas vivências de infância, que pra mim foram muito boas. 

Minha Infância foi cheia de brincadeiras, aquelas livres, muito livre mesmo. Brincava na rua onde morava, digo na calçada, no meio da rua, adorava correr, brincar de pega pega, pular corda e amarelinha, jogar cinco marias, subir nas árvores e também pular o muro da escola ao lado com meus irmãos para pegar giz branco que as professoras jogavam pela janela. Oh, tempo bom esse, ir nas praças, brincar na areia, juntar folhas, pedras, fazer comidinhas, pegar objetos e transforma-los no que quiser. Lembro que adorava juntar as caixas de fósforos para fazer moveis para casa de bonecas, tenho saudades de minha infância, de nossas brincadeiras juntamente com outras crianças que fizeram parte de nossas vivências. Também adorava andar de bicicleta, e hoje é o que me ajuda em relação à necessidade que tenho de fazer uma atividade física, adoro além de saudável é muito prazeroso.
Conforme o texto a atividade lúdica facilita, portanto, a função socializadora, que se aperfeiçoa com o passar do tempo.
Como no texto, vi a importância que teve as brincadeiras ativas como as de pega pega, ou as de subir, descer e escalar que participei na infância para minha saúde e socialização com outras crianças.
Gostei muito do que li, como na parte em que diz, “A construção dos brinquedos artesanais deveria ser incluída nos currículos escolares, na disciplina de Educação Artística, fazendo com que as crianças e adolescentes se vejam incentivados a mostrar suas próprias criações.
Atualmente vejo que as crianças que atuo em sala, gostam muito de correr, montar cantinhos lúdicos e participar de rodas cantadas.
Eu além de proporcionar momentos de brincar livre, disponibilizo diversos materiais, nos quais incluí, (lupa, funil, ralador, algumas bijuterias, escovas, vidros de perfumes). Também contém alguns não estruturados, (rolhas, tampinhas de diversos tamanhos e cores, placas de madeiras) seguidamente apresento alguma brincadeira popular, como pular corda e amarelinha. Também levo a seu conhecimento brincadeiras de outras lugares com diferentes culturas.

Referência:
FERREIRA, Moacyr Costa. O Brinquedo Através da História. Edicon. São Paulo, 1990.
CARNEIRO, Maria Angela Barbato. A Magnífica História dos Jogos. Dezembro, 2004.




Um comentário:

  1. Adriana. Olha eu aqui lendo um pouquinho mais do que tu escrevestes semestre passado. Que bom que as estratégias de ensino te fizeram lembrar teu tempo de criança e que conseguistes valorizar ainda mais as brincadeiras dentro da tua sala de aula. Acredito que teus alunos estão gostando que tu estás na universidade pensando em práticas pedagógicas mais alegres. Parabéns! Eles não vão esquecer essa experiência. Abraço, Betynha ;0) (Tutora do SI IV - PEAD/UFRGS)

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