A cada dia percebo que a matemática faz parte diariamente de nosso
cotidiano.
Nesse momento registrei as crianças brincando livremente com os
cilindros de cores e tamanhos diferentes.
Em suas construções, percebemos claramente a seriação sendo utilizada
ludicamente.
Segundo Toledo (1997) enquanto a
classificação repete as semelhanças entre os elementos, à seriação trabalha
mais com as diferenças entre eles. Quando dizemos que estamos seriando,
categorizando os objetos, estabelecemos entre eles uma relação de diferença que
possa ser quantificada, permitindo que os elementos sejam colocados em ordem
crescente ou decrescente.
Referência:
TOLEDO, M. Didática de Matemática: Como dois e dois – a construção
da matemática. FTD. 1997.
Adriana! Que fotos bacanas! Teus alunos bem concentrados, trabalhando. Quando compreendem a atividade tem a oportunidade de explorar e se desenvolver. Imagino que tu escutas as conversas e fazes intervenções. Imagino também que tu estás tirando as fotos. Já pensastes em colocar a máquina na mão das crianças para que elas fotografem as atividades de aula? Sei de algumas turmas que fazem isso. Posso te contar se tiver interesse. Segue escrevendo que sigo te acompanhando. Abraço, Betynha (Tutora do PEAD2/UFRGS) .
ResponderExcluir