quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Refletindo sobre formações de professores

Sabemos a grande importância que tem as formações de professores para nós que atuamos na área e também para os nossos alunos. Tivemos a proposta de escrever um texto a partir da citação que consta no meio do texto sobre esse tema.
Após algumas leituras, práticas e reflexões, foi elaborado a construção que segue.  

Para realizar um trabalho efetivo e adequado nas escolas, inicialmente é preciso investir na formação de professores. E um dos caminhos a serem seguidos é tentar se colocar no lugar do aluno que teremos, tendo um olhar sensível, pensando que um dia também fomos o aluno, nas dificuldades que passamos devido ao modelo de formação que recebemos.
“A situação de formação profissional do professor é inversamente simétrica à situação de seu exercício profissional. Quando se prepara para ser professor, ele vive o papel de aluno. O mesmo papel, com as devidas diferenças etárias, que seu aluno viverá tendo-o como professor. Por essa razão, tão simples e óbvia, quanto difícil de levar às últimas consequências, a formação do professor precisa tomar como ponto de referência, a partir do qual orientará a organização institucional e pedagógica dos cursos, a simetria invertida entre a situação de preparação profissional e o exercício futuro da profissão. (p. 102)”.
Vejo como necessidade oferecerem atividades que nos façam refletir e repensar sobre questões como concepção de Infância, a importância do brincar, modelos de avaliação, organização do espaço físico entre outros. 
Estimularem e organizarem as formações por meio do uso de tecnologias, passeios que nos mostrem as diferentes possibilidades de aprendizagens e interações com outras instituições. Assim nos garantindo diferentes espaços e momentos agradáveis, para que seja despertado interesses, desejos e curiosidades que serão posteriormente refletidos nas salas de atividades.
Que o professor seja valorizado individual e/ou coletivamente durante o momento de seus questionamentos e de suas respostas, considerando assim suas opiniões.
E tudo isso influenciará em todos que compõem o grupo escolar, abrangendo pais e comunidade.

Acrescento abaixo o trecho de um texto de formação de professores que foi usado durante as leituras.

“Uma das dificuldades encontradas na formação dos educadores é a dissociação que se faz entre a teoria e a prática, ou seja, a separação entre o que se vê nos conteúdos do que se trabalha nas Universidades e o que se trabalha em sala de aula. Muitos estudiosos vêm pregando a instrumentalização dos professores como forma de realizar mudanças através de uma política de reconstrução da fundamentação da prática pedagógica. Já que eles assumem esse papel de avaliadores dos seus alunos, devem ter condições para tanto.
Um ponto que merece ser destacado em relação a profissão docente é a desvalorização dos professores que vêm enfrentando problemas que vai desde um salário digno a falta de preparação para professores e o próprio exercício deles”.

Referência:
Texto de Guiomar Namo de Mello, intitulado Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. Publicado na revista São Paulo em perspectiva, 14(1) ano 2000, p. 98-110.




2 comentários:

  1. Olá Adriana. Sim! É mesmo importante a questão da formação de professores. Também é extremamente importante a questão da simetria invertida. Tendo consciência que as ofertas de aprendizagem proporcionadas aos professores devem considerar a prática de sala de aula. Fiquei curiosa e gostaria de saber se tu identificas essa característica nas propostas de atividades de nosso Curso? Se puderes podemos conversar sobre isso também. Estamos por aqui para dialogar. Segue escrevendo que sigo te acompanhando. E se puderes fazer postagens com frequencia no V Eixo será muito bom para a tua aprendizagem. Acredite! Abraço, Betynha (Tutora do PEAD2/UFRGS)

    ResponderExcluir
  2. Olá Betynha, sim com certeza, estou me sentindo satisfeita com os métodos que nos oferecem,e também com o carinho e atenção que nos proporcionam quando precisamos, ou mesmo quando nos "dão um puxão de orelha". Muito Obrigada! Abraço.

    ResponderExcluir