Apesar de “não” trabalharmos os números na Educação Infantil, e
sim os conceitos matemáticos que naturalmente fazem parte do dia a dia. Sabemos
que diariamente os números estão e estará sempre presente em nosso cotidiano,
bem como as abordagens que acontecem com a finalidade de proporcionar
oportunidades para as crianças desenvolverem capacidades de noções matemáticas
como contagem oral, noções de quantidades, classificações, seriações e noções
espaciais.
Percebo que costumo desenvolver
esse conteúdo em todos os momentos da nossa rotina, nas conversas informais,
nas atividades rotineiras, como na hora das refeições, das atividades livres e
dirigidas, nos momentos de higiene, e das brincadeiras. Em que as crianças
ajudam na contagem dos colegas, falam quem veio e quem faltou, quantas mochilas
têm e quantos ganchos estão vazios. Nos momentos em que precisamos distribuir
materiais ou utensílios, quando descobrem as possibilidades associativas ao
encaixarem e empilharem jogos e brinquedos.
O texto pode influir em minha sala de aula a partir do momento em
que eu respeite as crianças em relação aos seus conhecimentos prévios. Quando
proporciono que elas tenham a liberdade e/ou autonomia de criar e discutir suas
técnicas entre si, realizando trocas, ouvindo um ao outro. Oferecendo situações
que sejam desafiadoras, em que elas possam ser estimuladas a realizar
descobertas, desenvolver sua criatividade, e identificar relações que aprendam
a gostar de aprender a matemática.
Referência:
SMOLE, Katia
Stocco; MUNIZ, Cristiano Alberto. A
matemática em sala de aula: reflexões e propostas para os anos iniciais do
ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2013.
AhAhAhAhAhAhAhAh Adriana. Rindo a toa! Gostei da tua expressão nessa postagem. Particularmente do pedacinho que mais me chamou atenção: "Apesar de “não” trabalharmos os números na Educação Infantil, e sim os conceitos matemáticos " já demostra a tua aprendizagem na interdisciplina. É isso aí mesmo: desenvolver capacidades de noções matemáticas é a chave da questão. As habilidades iniciais são tão importantes tanto para a matemática quanto para a alfabetização. Continua escrevendo. Escreva durante o período de todo o semestre no eixo V. Eu sigo por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha (Tutora do PEAD2/UFRGS)
ResponderExcluirA é, que bom que entendeste minha expressão, alias com certeza saberia né! Obrigada pelo olhar sensível e incentivo. Abraço!
ResponderExcluir