quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Construindo Conceitos


Apesar de “não” trabalharmos os números na Educação Infantil, e sim os conceitos matemáticos que naturalmente fazem parte do dia a dia. Sabemos que diariamente os números estão e estará sempre presente em nosso cotidiano, bem como as abordagens que acontecem com a finalidade de proporcionar oportunidades para as crianças desenvolverem capacidades de noções matemáticas como contagem oral, noções de quantidades, classificações, seriações e noções espaciais.
 Percebo que costumo desenvolver esse conteúdo em todos os momentos da nossa rotina, nas conversas informais, nas atividades rotineiras, como na hora das refeições, das atividades livres e dirigidas, nos momentos de higiene, e das brincadeiras. Em que as crianças ajudam na contagem dos colegas, falam quem veio e quem faltou, quantas mochilas têm e quantos ganchos estão vazios. Nos momentos em que precisamos distribuir materiais ou utensílios, quando descobrem as possibilidades associativas ao encaixarem e empilharem jogos e brinquedos.
O texto pode influir em minha sala de aula a partir do momento em que eu respeite as crianças em relação aos seus conhecimentos prévios. Quando proporciono que elas tenham a liberdade e/ou autonomia de criar e discutir suas técnicas entre si, realizando trocas, ouvindo um ao outro. Oferecendo situações que sejam desafiadoras, em que elas possam ser estimuladas a realizar descobertas, desenvolver sua criatividade, e identificar relações que aprendam a gostar de aprender a matemática.

Referência:
SMOLE, Katia Stocco; MUNIZ, Cristiano Alberto. A matemática em sala de aula: reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2013.



2 comentários:

  1. AhAhAhAhAhAhAhAh Adriana. Rindo a toa! Gostei da tua expressão nessa postagem. Particularmente do pedacinho que mais me chamou atenção: "Apesar de “não” trabalharmos os números na Educação Infantil, e sim os conceitos matemáticos " já demostra a tua aprendizagem na interdisciplina. É isso aí mesmo: desenvolver capacidades de noções matemáticas é a chave da questão. As habilidades iniciais são tão importantes tanto para a matemática quanto para a alfabetização. Continua escrevendo. Escreva durante o período de todo o semestre no eixo V. Eu sigo por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha (Tutora do PEAD2/UFRGS)

    ResponderExcluir
  2. A é, que bom que entendeste minha expressão, alias com certeza saberia né! Obrigada pelo olhar sensível e incentivo. Abraço!

    ResponderExcluir