quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Experienciando


Os estudos de ciências provocam interesse e curiosidade em crianças e adultos. Precisamos das ciências para entender e se apropriar de novos conhecimentos.
Também favorece muito o desenvolvimento da criança em relação à investigação e experimentação, é essencial para construir capacidades, pois ciências é pensar, observar, refletir, elaborar hipóteses, argumentar...
Nas aulas pratica, o envolvimento é prazeroso, e isso as torna mais significativas, pois está interligada com outras disciplinas, são muitas as descobertas que realizamos através das mesmas dia a dia em nosso cotidiano.

Atividade realizada em sala “Enchimento automático de balões”.
A experiência foi realizada em minha turma com crianças de 3 a 4 anos.
Materiais utilizados: Garrafas PET e tampinhas, balões, funil, vinagre e bicarbonato de sódio.
Formamos uma roda no chão, apresentei as crianças os materiais e informei que faríamos uma experiência com o balão. Perguntei como poderíamos encher o mesmo. 
Respostas das crianças
- Encher de água!
- soprar!
- Mas daí vai estourar né?
Perguntei
- Será que vai estourar, quando que estoura o balão?
Respostas das crianças
- A gente enche muito!
- Pega um garfo e um palito e finca no balão cheio!
- Se pisar no balão cheio vai estourar.
- Se pular de bumbum também.
Respostas sobre o bicarbonato
- É farinha!
- É sal!
- É açúcar!
- É neve!
Desenvolvimento da atividade
Usamos o funil para colocar a quantidade (uma tampinha de garrafa) de bicarbonato de sódio dentro dos balões. Após também com o recurso do funil e das tampinhas, colocamos as medidas de vinagre dentro das garrafas. Cada uma com uma quantidade diferente da outra.
Após colocamos o balão e sacudimos a mistura. O mesmo que estava mole, foi se erguendo devido a reação causada pelos dois ingredientes.
As crianças mostraram curiosidade e espanto ao ver os balões enchendo “sozinho”.
Outras falas sobre o tamanho que os balões ficaram
- Ficou bem grande por que tem mais tampinhas de vinagre.
- Colocou mais vinagre.
- Um monte de tampinhas.
A menina que no início falou que o balão ia estourar, e um dos meninos, não permaneceram na roda. Quando eu comecei a colocar o balão na no bico da garrafa avisando que o mesmo ia encher sozinho ela disse de novo que ia estourar e mostrou ter medo. Os dois assistiram o restante da atividade de pé, e um pouco afastados da roda.
Explicação
O ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato de sódio libertando dióxido de carbono. À medida que se forma mais gás, a pressão dentro da garrafa aumenta e o balão enche.
Quando esses dois compostos entram em contato, ocorre a reação química abaixo com a liberação do gás carbônico,
Esse é um tipo de reação de dupla troca, ou seja, quando duas substâncias compostas reagem entre si, trocando seus componentes e dando origem a duas novas substâncias compostas.
À medida que se forma mais gás carbônico, a pressão dentro da garrafa aumenta e o balão enche. Se desejar que o balão fique ainda mais inflado, basta ir aumentando progressivamente a quantidade de reagentes. 





Aprendizagens
Vimos o que dois componentes específicos que se misturam podem fazer. A reação química foi incrível aos nossos olhos.
Descobriram que não se enche um balão somente soprando ou colocando água como falaram. Viram através da experiência uma nova forma para fazer.   
Percebi o quanto é importante e prazeroso realizar atividade de experiências com as crianças. Foi a primeira vez que fiz uma em sala de aula.

Referências:
CARRAHER, David Willian. Educação tradicional e educação moderna. In: CARRAHER, Terezinha Nunes (Org.). Aprender pensando. 4ed. Petrópolis: Vozes, 1989. P. 21-3.







2 comentários:

  1. Oba Adriana! Que bom que estudamos sobre isso e que tu fizestes experiências com teus alunos. Nas fotos eles parecem bem atentos e organizados para a atividade. Aposto que eles gostaram muito. Segue realizando experiências com teus aluninhos. A aula vai ficar mais prazerosa e significativa. Continua escrevendo que sigo te acompanhando por aqui. Abraço, Betynha (Tutora do PEAD2/UFRGS)

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  2. Sim, as aulas foram de extrema importância para eu poder ter esse olhar e poder proporcionar esses momentos maravilhosos as crianças que mostraram apreciar muito. Abraço!

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