sábado, 9 de setembro de 2017

Falas que nos remetem a nossas práticas

Essa semana tive o prazer de ler o texto dos Professores Fernando Becker e Tania Beatriz Iwaszko Marques, que fala sobre as diferentes dimensões do aprender.
Confesso que me encontrei muito em suas falas quando penso e reflito em relação as minhas práticas em sala de aula.
Mesmo sabendo que "perdemos" muitas coisas, tento sempre estar atenta ao que as crianças trazem diariamente durante toda a nossa rotina. Pois são nesses momentos riquíssimos que as crianças nos mostram seus interesses e suas inquietações, que falam de suas alegrias e angustias, enfim, nos deixam muitas vezes a par também de suas vivências fora da escola, o que nos ajuda a entendê-las melhor e organizar nossas futuras ações.
Gostei de poder reafirmar através da leitura, que as aprendizagens dependem do processo de desenvolvimento, patamar por patamar, e que esse, dependendo das intervenções do professor pode ocorrer de maneira prazerosa, o que se torna mais significativo, e possibilita cada vez mais novas aprendizagens. 
Apreciei também saber, que há ações de primeiro e de segundo graus, o que nunca tinha pensado, digo não a partir de esse olhar, como nos mostra o exemplo de um bebê que mama.
“A busca do êxito (primeiro grau) foi substituída pela busca da compreensão (segundo grau)”.
         E para finalizar, acredito e vivencio diariamente o quanto as crianças me trazem e mostram a todo o momento seus diversos saberes, cada uma a seu modo.
“Um dos grandes pecados da escola é desconsiderar tudo com que a criança chega a ela. A escola decreta que antes dela não há nada” (Folha de São Paulo, 31.03.97).
           Penso que cabe ao professor respeitar e possibilitar que as crianças possam através de sua autonomia e singularidade nos presentear com seus conhecimentos.  

Referência:

BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Aprendizagem humana: Processo de construção.  Revista Pedagógica. Ano IV, Nº. 15, p.58-61, nov. 2000/jan. 2001. 

Um comentário:

  1. Olá Adriana!
    Teu texto apresenta um registro das tuas percepções a partir da leitura do texto da disciplina de psicologia neste semestre. Uma forma de enriquecer esta reflexão é a inclusão de evidências fundamentadas na tua prática. Veja que no segundo parágrafo você afirma "Confesso que me encontrei muito em suas falas quando penso e reflito em relação as minhas práticas em sala de aula.", neste ponto poderia incluir um exemplo de tuas práticas.
    Lembre-se que é muito importante que você apresente evidências que justifiquem tuas afirmações o que pode ser feito com exemplos de situações vivenciadas em tuas práticas.
    Abraço, Cátia

    ResponderExcluir