Essa
semana tive o prazer de ler o texto dos Professores Fernando Becker e Tania Beatriz Iwaszko
Marques, que fala sobre as diferentes dimensões do aprender.
Confesso que me encontrei muito em
suas falas quando penso e reflito em relação as minhas práticas em sala de aula.
Mesmo sabendo que "perdemos" muitas
coisas, tento sempre estar atenta ao que as crianças trazem diariamente durante
toda a nossa rotina. Pois são nesses momentos riquíssimos que as crianças nos
mostram seus interesses e suas inquietações, que falam de suas alegrias e angustias,
enfim, nos deixam muitas vezes a par também de suas vivências fora da escola, o
que nos ajuda a entendê-las melhor e organizar nossas futuras ações.
Gostei de poder reafirmar através
da leitura, que as aprendizagens dependem do processo de desenvolvimento,
patamar por patamar, e que esse, dependendo das intervenções do professor pode
ocorrer de maneira prazerosa, o que se
torna mais significativo, e possibilita cada vez mais novas aprendizagens.
Apreciei também saber, que há ações de primeiro e de segundo graus, o que nunca tinha
pensado, digo não a partir de esse olhar, como nos mostra o exemplo de um bebê que
mama.
“A
busca do êxito (primeiro grau) foi substituída pela busca da compreensão
(segundo grau)”.
E para finalizar, acredito e
vivencio diariamente o quanto as crianças me trazem e mostram a todo o momento
seus diversos saberes, cada uma a seu modo.
“Um dos grandes pecados da escola é
desconsiderar tudo com que a criança chega a ela. A escola decreta que antes
dela não há nada” (Folha de São Paulo, 31.03.97).
Penso que cabe ao professor
respeitar e possibilitar que as crianças possam através de sua autonomia e
singularidade nos presentear com seus conhecimentos.
Referência:
BECKER, Fernando; MARQUES, Tania
Beatriz Iwaszko. Aprendizagem humana: Processo
de construção. Revista Pedagógica. Ano IV, Nº. 15,
p.58-61, nov. 2000/jan. 2001.
Olá Adriana!
ResponderExcluirTeu texto apresenta um registro das tuas percepções a partir da leitura do texto da disciplina de psicologia neste semestre. Uma forma de enriquecer esta reflexão é a inclusão de evidências fundamentadas na tua prática. Veja que no segundo parágrafo você afirma "Confesso que me encontrei muito em suas falas quando penso e reflito em relação as minhas práticas em sala de aula.", neste ponto poderia incluir um exemplo de tuas práticas.
Lembre-se que é muito importante que você apresente evidências que justifiquem tuas afirmações o que pode ser feito com exemplos de situações vivenciadas em tuas práticas.
Abraço, Cátia