A
partir dos estudos sobre a retrospectiva de pessoas com deficiência, não tem
como não fazer relações com a minha vida pessoal e também as práticas em sala
de aula. Como é triste ler ou ouvir relatos de falta de apoio, maus tratos,
discriminações, enfim, descasos com as pessoas que não precisam de caridade, e
sim de seus direitos.
Percebo
claramente o avanço que está acontecendo, mas ainda há muito que fazer. E uma
das mudanças é a qualificação dos professores que precisam dessa ajuda, e
também do apoio para conseguir dar um atendimento de qualidade para as pessoas,
mais precisamente para nossos alunos, na qual recebemos de braços abertos, mas
com muitos “medos”, pois não temos a devida preparação, apesar de a nossa
maneira, tentar e correr atrás.
Atualmente
tenho um menino autista, a mãe dele também é professora, mas de ensino
fundamental numa escola da mesma rede em que trabalho.
Esse
ano ganhei esse “desfio”. Ele já tem laudo, porem ainda há muitas coisas para
se buscar, aprender, então converso diariamente com a mãe, mas a mesma também
não tem muita informação sobre o TEA – Transtorno de Espectro Autista. O que
sabe foi descoberto através da internet, e a partir das profissionais que
atendem o menino.
Também
procuro algumas vezes tirar dúvidas com a coordenadora, e/ou com as
profissionais do mesmo, em reuniões que são marcadas especificamente para
conversamos sobre nossas vivências. O que acho de extrema importância para
todos os envolvidos, incluindo a estagiária de apoio que tenho, na qual conversamos
muito, trocamos informações, refletimos e realizamos as ações que achamos
coerentes e necessárias para que o menino tenha um desenvolvimento saudável.
Referências:
História Geral do Atendimento à Pessoa com
Deficiência. Disponível em <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2145089/mod_resource/content/3/1.%20Hist%C3%B3ria%20Geral%20do%20Atendimento%20%C3%A0%20Pessoa%20com%20Defici%C3%AAncia.pdf>
acesso em 23 de setembro 2017.
RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim.
Educação especial: história, etiologia, conceitos e legislação vigente /
Olga Maria Piazentim Rolim Rodrigues, Elisandra André Maranhe. In: Práticas em
educação especial e inclusiva na área da deficiência mental / Vera Lúcia
Messias Fialho Capellini (org.). – Bauru: MEC/FC/SEE, 2008.
Vídeo - História do Movimento Político das
Pessoas com Deficiência no Brasil. Disponível em< https://www.youtube.com/watch?time_continue=3431&v=oxscYK9Xr4M>
acesso em: 20 de setembro 2017.
Olá Adriana!
ResponderExcluirDá uma olhada nesta atividade que talvez consiga participar ou sugerir para a mãe do menino:
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1221174164693275&id=100004021095204
Abraço, Cátia