Ao falar sobre Ética respondi, são os valores e princípios que acredito, são as relações que
desenvolvemos com os outros, é uma produção da cultura. Então sendo assim a
ética se constrói em todos os lugares a partir das convivências.
Hoje quero falar do
ambiente em que trabalho, das minhas relações, mais especificamente com meus
alunos.
Somos para as
crianças uma referência, elas nos mostram diariamente o quando nos admiram e
nos amam, mas sabemos que quem gosta também se magoa, principalmente a criança
quando não retribuímos o que querem, e isso não é fácil, mas sei que é necessário.
Retribuir não é
somente ser a professora “boazinha”, que deixa as crianças fazerem o que
querem, sem limites, que faz que não vê algumas situações para não ficar mau
vista, isso para mim é abandonar seus alunos.
Quando gostamos de
alguém queremos sempre o seu bem, e mostrar para essa pessoa o quanto gostamos
dela.
Por passar tanto
tempo ao lado de nossos alunos, criamos vínculos afetivos, não tem como evitar,
e nem quero, acho que é um fatores essenciais para ajudar na construção das
aprendizagens. Então, acredito que como educadora temos o poder de contribuir
para a construção de uma futura sociedade mais ética.
Diariamente tento
refletir sobre minhas práticas, e uma das coisas que me inquieta são as
relações, professor/crianças, crianças/crianças. Muitas vezes não é fácil
resolver os conflitos que surgem, mas tento da melhor forma e com respeito ajudar
a todos. Tento me colocar no lugar delas, e incentivo que também possam tentar fazer
o mesmo.
Lembro-me de uma
situação que aconteceu há poucos dias, na qual uma menina maltratou uma colega.
Quando conversamos deixei bem claro que a atitude dela não foi legal, mas que todos
temos direito de errar. Também falei que fiquei triste, que não concordava
com aquelas atitudes, e que não adiantava ela ser legal comigo e não ser com os
outros, e que, mesmo eu gostando muito dela não poderia concordar com o errado.
Penso assim, que não
devemos deixar as coisas acontecerem de qualquer jeito pelo fato de gostar de
alguém, devemos é mostrar a ela o caminho do bem, o certo, pois só assim
teremos um mundo melhor.
Referência:
HERMANN, Nadja. Ética: A Aprendizagem da Arte
de Viver – Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 102, p. 15-32, jan./abr. 2008. Disponível
em < http://www.cedes.unicamp.br
> Acesso em: 24 de setembro 2017.
TIBURI, Márcia. Filosofia e ética. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=9jsRUafEV9A>
acesso em: 24 de setembro 2017.
Olá Adriana!
ResponderExcluirO exemplo da situação vivida está muito claro e detalhado, constituindo um belo registro da tua prática e importante para as tuas reflexões no curso.
De modo geral, na leitura do teu blog senti falta de uma articulação mais aprofundada e detalhada entre os conceitos estudados e os exemplos citados. Ou seja, quais as contribuições dos textos indicados no final desta postagem para tua reflexão sobre a experiência descrita acima.
Percebo que está construindo muitas relações entre os estudos do PEAD e tua prática pedagógica, mas poderia escrever aqui com detalhes estas relações que para ti estão claras.
Abraço, Cátia