Ajuriaguerra (1984) define dislexia como um distúrbio psicopedagógico,
caracterizado por dificuldades com a linguagem ou a orientação espacial. Tais
fatores podem implicar em que os alunos se sintam em uma situação de
inferioridade, o que também em razão de fatores emocionais geraria uma
circunstância desfavorável para o progresso na vida escolar.
Já tinha escutado falarem sobre dislexia, mas nunca me aprofundei em
relação a este distúrbio.
A partir da Interdisciplina de Seminário Integrador, assisti ao filme “Como
Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial”. O filme é lindo, muito
emocionante, mostra a história de um menino de 9 anos que sofre de dislexia. Algumas
cenas são alegres, outras são tristes, mas todas importantes, que nos faz
pensar e refletir sobre as nossas práticas, dentro e fora de sala de aula, e
também sobre a nossas convivências com todas as pessoas que fazem parte de
nosso cotidiano, pois devemos falar sobre as pessoas com deficiências.
Ao longo das cenas fui percebendo como um ex aluno meu se mostrou muito
parecido com as ações e atitudes do personagem principal do filme.
Confesso que fiquei bem inquieta, muitas coisas passaram em meu
pensamento em questões de segundos, cenas de nosso cotidiano juntos, diversas,
que vivenciamos ao longo de dois anos.
Mandei mensagem para minhas colegas de escola, hipóteses foram levantadas,
a partir de um pequeno relato que fiz.
Ficam muitas dúvidas, pois tenho que me apropriar mais sobre esse tema.
Mas, me sinto tranquila em relação as nossas vivências, pois sempre tive um
olhar atento e sensível em relação ao que ele me trazia diariamente. Inclusive
solicitei ajuda da direção/coordenação, colegas e família do mesmo.
Referências:
ALVES, Cleto de
Assis. Dislexia e Necessidades Educativas Especiais (NEE) Definindo Conceitos.
Disponível em: <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2238534/mod_resource/content/1/DISLEXIA%20E%20NECESSIDADES%20EDUCATIVAS%20ESPECIAIS.pdf>
acesso em: 17 de janeiro 2018.
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