sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Método Clínico Crítico Piagetiano

Conforme escrevi no fórum, quando conheci o Método Clinico pensei que fosse fácil, pois em sala algumas de minhas práticas são parecidas com esse método.
Método Clínico-Crítico utilizado por Jean Piaget em suas pesquisas tem como característica principal a intervenção sistemática do experimentador diante da conduta do sujeito, seja na relação verbal e ou na manipulação de objetos com explicação, por meio de respostas às explicações ao conteúdo em questão, dadas pelo sujeito. Deval (2002).
Comparei o método com as intervenções que faço em sala, quase sempre nos momentos de roda. Em que utilizo as plaquinhas da chamadinha, ou após alguma história em que possa explorar o material afim de desenvolver as aprendizagens de maneira lúdica.
Mas descobri, a partir das leituras e dos vídeos disponibilizados que o atendimento tem que ser individual, que é necessário deixar a criança falar, e é preciso ser cauteloso ao realizar as perguntas para que não haja qualquer interferência do pesquisador (a professora).
Os passos da atuação do pesquisador que utiliza o método clínico devem ser o atendimento ao sujeito de maneira individual, a colocação de uma situação-problema posta ao sujeito, o qual deve explicar ou resolver, o estabelecimento de uma relação interativa entre experimentador e sujeito investigado, em que o experimentador observe o comportamento do sujeito. Segundo Deval (2002).
Ficou claro que o aspecto fundamental do método é a interação entre pesquisador e pesquisado, e que a essência do método é a investigação do pensamento da criança. 
Para a aplicação do mesmo, será faz necessário aprofundar mais meus conhecimentos. Pois o que parece simples, com certeza não é.
Como nos diz no texto é preciso um rigor na sistematização dos dados e principalmente produzir algo para além do diagnóstico do pensamento infantil que o método possa a vir a contribuir para a construção de noções e representações importantes para a evolução do conhecimento dos aprendizes . 
PEREIRA, Denise Rocha. REFLEXÕES SOBRE O MÉTODO CLÍNICO CRÍTICO-PIAGETIANO: TEORIA E PRÁTICA. Disponível em: <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2211109/mod_resource/content/7/M%C3%A9todo%20cl%C3%ADnico-cr%C3%ADtico%20Piagetiano.%20Pesquisas.%20Epistemologia%20gen%C3%A9tica.pdf> acesso em: 16 de janeiro 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário