domingo, 31 de março de 2019

Alfabetização Cartográfica

Reflexão da postagem:
https://portfoliopeadadrianaguerra.blogspot.com/2017/01/alfabetizacao-cartografica.html

Quando fiz a leitura do texto de Castrogiovanni e Costella, mostrou que além de ser bem interessante, me apresentou a alfabetização cartográfica.  Lembro que gostei da leitura e logo consegui fazer a relação com uma atividade que realizei com as crianças de uma turma de faixa etária 3 anos. Elas desenharam coletivamente a sua maneira o percurso que realizamos dentro da escola.
Atualmente com uma turma de faixa etária de 5 anos apresentei a história Onde estamos? Que nos desafia a pensar e imaginar cada lugar que as imagens mostram.
Após os convidei para fazermos uma caminhada guiada dentro da escola, por todos os espaços que pertencem ao ambiente escolar.
E nesse mesmo momento usei o diálogo como um recurso, pois as falas é que iam me mostrar o quanto faziam parte dos espaços que perpassamos e automaticamente um pouco mais sobre a consciência espacial que já desenvolveram em relação ao ambiente escolar.

Referências:
CASTROGIOVANNI, Antonio; COSTELLA, Roselane. Geografia e a cartografia escolar no ensino básico: uma relação complexa - percursos e possibilidades. In: SEBASTIÁ, Rafael; TONDA, Emilia. La investigación e innovación en la enseñanza de la Geografía. Alicante: UNE, 2016, p.15-26.

2 comentários:

  1. Adriana,
    Suas postagens demonstram aprendizados adquiridos no decorrer do curso, trazes reflexões muito significativas de sua trajetória acadêmica, expôs ocasiões de sua prática relacionando-a com os conhecimentos obtidos. Apenas considero que em alguns momentos poderias complementar suas reflexões, com isso enriquecendo ainda mais suas postagens.
    Sigamos refletindo...
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada Carla pelas palavras e sugestões. Abraço!

      Excluir