https://portfoliopeadadrianaguerra.blogspot.com/2017/01/alfabetizacao-cartografica.html
Quando fiz a leitura
do texto de Castrogiovanni e Costella, mostrou que além de ser bem interessante, me
apresentou a alfabetização cartográfica. Lembro que gostei da leitura e logo consegui
fazer a relação com uma atividade que realizei com as crianças de uma turma de
faixa etária 3 anos. Elas desenharam coletivamente a sua maneira o percurso que
realizamos dentro da escola.
Atualmente com uma
turma de faixa etária de 5 anos apresentei a história Onde estamos? Que nos
desafia a pensar e imaginar cada lugar que as imagens mostram.
Após os convidei
para fazermos uma caminhada guiada dentro da escola, por todos os espaços que pertencem
ao ambiente escolar.
E nesse mesmo
momento usei o diálogo como um recurso, pois as falas é que iam me mostrar o
quanto faziam parte dos espaços que perpassamos e automaticamente um pouco mais
sobre a consciência espacial que já desenvolveram em relação ao ambiente escolar.
Referências:
CASTROGIOVANNI,
Antonio; COSTELLA, Roselane. Geografia e a cartografia escolar no ensino
básico: uma relação complexa - percursos e possibilidades. In: SEBASTIÁ,
Rafael; TONDA, Emilia. La investigación e innovación en la enseñanza de la
Geografía. Alicante: UNE, 2016, p.15-26.
Adriana,
ResponderExcluirSuas postagens demonstram aprendizados adquiridos no decorrer do curso, trazes reflexões muito significativas de sua trajetória acadêmica, expôs ocasiões de sua prática relacionando-a com os conhecimentos obtidos. Apenas considero que em alguns momentos poderias complementar suas reflexões, com isso enriquecendo ainda mais suas postagens.
Sigamos refletindo...
Forte abraço!
Olá, muito obrigada Carla pelas palavras e sugestões. Abraço!
Excluir