quinta-feira, 28 de julho de 2016

Refletindo...


"A história de lutas aqui tratada teve início no ano de 2010 e foi marcada pela maior mobilização da história de todo Movimento Surdo Brasileiro. O início dessa história deu-se durante a realização da Conferência Nacional da Educação, CONAE 2010, no período de 28 de março a 1º de abril de 2010. Os resultados dessa Conferência serviram de base para a elaboração do Plano Na­cional da Educação – PNE. Este evento marcou um retrocesso na educação de surdos, a partir do momento em que a proposta dos delegados surdos presentes nesta Conferência não foi atendida".
 Ao ler o artigo que apresenta a trajetória histórica do Movimento surdo em defesa das Escolas Bilíngues para surdos, tive um choque, digo uma surpresa em relação à realidade, por isso escolhi este parágrafo, por me dar conta de quanto fiquei surpresa ao ler sobre as histórias e lutas do Movimento surdo Brasileiro. Eu nunca ouvi falar e nunca tinha lido nada a respeito. 
 Pensei, seria ignorância de minha parte, por que nunca procurei ou me interessei por assuntos ligados aos surdos? Vejo o quanto temos que aprender!
Referência:
CAMPELLO, Ana Regina; REZENDE, Patrícia Luiza Ferreira. Em defesa da escola bilíngue para surdos: a história de lutas do movimento surdo brasileiro.
http://gpsurdezeabordagembilingue.blogspot.com.br/2012_05_01_archive.html

Um comentário:

  1. Sim Adriana! Aprendendo sempre! Talvez não tenha ouvido falar pois nenhuma criança surda com suporte necessário e adequado tenha se matriculado na tua escola e turno. Quando há inclusão os professores do turno costumam conviver com aquela experiência e os que estão dispostos a corresponder com o que a sociedade nos pede, hoje, acabam aprendendo. Acabam tendo contato com o conhecimento. A escola é um lugar de aprendizagem para todos. Espero que sempre estejas aberta para aprender. Hoje e sempre. Todos os dias. Bons estudos, abraço, Betynha ;0) (Tutora do SI IV - PEAD/UFRGS)

    ResponderExcluir