Sempre tive e ainda tenho muitas duvidas de
como trabalhar com multiplicação e divisão com as crianças, principalmente por serem
crianças de Educação Infantil, turma de faixa etária de três anos.
Pensei e repensei sobre atividades que
contemplasse esses conceitos em sala de aula, e cheguei à conclusão de que em
nossa rotina, são sim trabalhados diariamente esses conceitos em diversos
momentos, como quando estão brincando com os jogos de encaixe, jogos de regras,
quando fazem a distribuição de materiais durante as atividades e brincadeiras,
quando ajudam nas horas do descanso e alimentação.
A partir da leitura do texto, também fica
claro que o ambiente pode proporcionar muitas possibilidades para a construção
das aprendizagens, e nos mostra a importância das aulas práticas e
diversificadas.
Ao refletir, vejo que eu quanto professora tenho
que desafiar nesses momentos, ser mediadora, propor diversas maneiras para que
as crianças possam explorar ao máximo as possibilidades que nosso cotidiano
oferece.
Sendo assim, será uma grande mudança que
ajudará em minha prática.
Referência:
Oba! Que relato bacana! É isso mesmo. Não podemos ter pressa. Precisamos fazer perguntas e proporcionar que as crianças pensem. Reflitam, testem suas hipóteses e contemplem possibilidades diferentes de ações. Estão aprendendo a todo o instante. Bom que acreditas que vais se tronar a cada dia uma professora melhor. Esse também é um dos objetivos do nosso Curso. Continua escrevendo que sigo te acompanhando por aqui. Abraço, Betynha (Tutora do PEAD2/UFRGS)
ResponderExcluirObrigada, agradeço as crianças que através de suas incríveis brincadeiras a todo momento nos ensinam muitas coisas. Abraço!
ResponderExcluir