sábado, 23 de setembro de 2017

A retrospectiva e a realidade

A partir dos estudos sobre a retrospectiva de pessoas com deficiência, não tem como não fazer relações com a minha vida pessoal e também as práticas em sala de aula. Como é triste ler ou ouvir relatos de falta de apoio, maus tratos, discriminações, enfim, descasos com as pessoas que não precisam de caridade, e sim de seus direitos.
Percebo claramente o avanço que está acontecendo, mas ainda há muito que fazer. E uma das mudanças é a qualificação dos professores que precisam dessa ajuda, e também do apoio para conseguir dar um atendimento de qualidade para as pessoas, mais precisamente para nossos alunos, na qual recebemos de braços abertos, mas com muitos “medos”, pois não temos a devida preparação, apesar de a nossa maneira, tentar e correr atrás.
Atualmente tenho um menino autista, a mãe dele também é professora, mas de ensino fundamental numa escola da mesma rede em que trabalho.
Esse ano ganhei esse “desfio”. Ele já tem laudo, porem ainda há muitas coisas para se buscar, aprender, então converso diariamente com a mãe, mas a mesma também não tem muita informação sobre o TEA – Transtorno de Espectro Autista. O que sabe foi descoberto através da internet, e a partir das profissionais que atendem o menino.
Também procuro algumas vezes tirar dúvidas com a coordenadora, e/ou com as profissionais do mesmo, em reuniões que são marcadas especificamente para conversamos sobre nossas vivências. O que acho de extrema importância para todos os envolvidos, incluindo a estagiária de apoio que tenho, na qual conversamos muito, trocamos informações, refletimos e realizamos as ações que achamos coerentes e necessárias para que o menino tenha um desenvolvimento saudável.   
Referências:
 História Geral do Atendimento à Pessoa com Deficiência. Disponível em <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2145089/mod_resource/content/3/1.%20Hist%C3%B3ria%20Geral%20do%20Atendimento%20%C3%A0%20Pessoa%20com%20Defici%C3%AAncia.pdf> acesso em 23 de setembro 2017.
RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Educação especial: história, etiologia, conceitos e legislação vigente / Olga Maria Piazentim Rolim Rodrigues, Elisandra André Maranhe. In: Práticas em educação especial e inclusiva na área da deficiência mental / Vera Lúcia Messias Fialho Capellini (org.). – Bauru: MEC/FC/SEE, 2008.

Vídeo - História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Disponível em< https://www.youtube.com/watch?time_continue=3431&v=oxscYK9Xr4M> acesso em: 20 de setembro 2017.

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