Ao ter que responder algumas
questões sobre a EJA me fez lembrar quando fui aluna. Na época não tinha
nenhuma informação, mas sabia que precisava desta oportunidade. Queria muito
fazer o Magistério e não tinha concluído o Ensino Fundamental, e a EJA veio
como um presente para me ajudar a concluir meus estudos.
Lembro que na época as
pessoas falavam muito mal desta modalidade de ensino, e eu sem informações resolvi
perguntar a um amigo advogado e com mais experiência o que ele achava de eu me
inscrever, e ele logo me incentivou. E foi assim que dei o passo inicial para
conquistar meus objetivos profissionais, meu sonho.
Então refletindo sobre eu
não ter informações na época, a partir de um dos textos apresentados descobri que
a origem da EJA estimam que a primeira prática educativa destinada ao ensino de
pessoas jovens e adultas em terras brasileiras tenha se dado pelos padres
jesuítas, em 1549.
Mas também que até o
momento, a conjuntura educacional brasileira apresentada revela episódios
históricos que fizeram apenas alusão ao ensino de pessoas jovens e adultas, não
constituindo, ainda, iniciativas de caráter prioritariamente educativo. E que os principais desafios para a EJA no Brasil hoje é o
direito a escolarização com qualidade.
Referência:
MACHADO, Maria Margarida. A educação
de jovens e adultos Após 20 vinte anos da Lei nº 9.394, de 1996. Disponível em:
<https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2381367/mod_resource/content/1/687-2246-1-PB.pdf> Acesso em: 04 de agosto 2018.
VIEGAS, Ana Cristina Coutinho; MORAES,
Maria Cecília Sousa de. UM CONVITE AO RETORNO: RELEVÂNCIAS NO HISTÓRICO DA EJA
NO BRASIL AN INVITACIÓN PARA REGRESAR: HISTORIA DE LA RELEVANCIA EJA EN BRASIL
AN INVITATION TO RETURN: RELEVANCES IN THE HISTORY OF EJA IN BRAZIL. Disponível
em: <https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2381368/mod_resource/content/1/8321-26449-1-PB.pdf> Acesso em: 04 de agosto 2018.
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