terça-feira, 18 de julho de 2017

Continuar Acreditando!

A partir das conversas em relação aos conceitos estruturantes, como coloquei no fórum, mais uma vez afirmo que percebo diariamente na escola em que trabalho uma Gestão Democrática a partir das seguintes ações, professoras tem total autonomia em relação às práticas desenvolvidas nas salas de atividades, são ouvidas quando surgem dúvidas, e recebem apoio quando necessário vejo valorização, seguidamente somos parabenizadas pelas ações realizadas.
Em relação a conflitos, sempre surgem, e cada caso é tratado de forma singular, sendo a maioria das vezes sigiloso, com ética, para preservar as partes envolvidas.
A comunidade escolar, professores e funcionários participam das decisões, são convidadas a contribuírem, inclusive nos momentos em que vem a verba, na qual é colocado uma lista a disposição para colocarmos o que é necessário comprar, e a partir das sugestões é feito uma votação para o que achamos mais urgente.  
A comunidade é tratada como um parceiro constante da escola, é acolhida, respeitada e valorizada, cada família com sua singularidade. Por várias vezes a diretora sem citar nomes, nos colocou a par de algumas situações de urgência destas, sendo necessário o apoio voluntário da equipe escolar, que sempre fez questão de ajudar.  
Também são disponibilizadas em nossos murais, além das informações, como cardápios, calendário, reuniões entre outras, e dos bilhetes enviados nas agendas, são expostas quinzenalmente algumas atividades realizadas pelas turmas, para que os familiares possam acompanhar e valorizar as construções realizadas pelas crianças.
Não estou afirmando que a escola é totalmente democrática ou perfeita, mas percebo que todas são responsáveis e participam coletivamente a partir de um ideal, pelo que acham melhor para todos que compõem o grupo escolar, e para os próximos que virão a compor. Mudanças sempre são necessárias, temos consciência disso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário