quinta-feira, 20 de julho de 2017

Falando sobre avaliação


Na escola onde trabalho entendemos por avaliação o processo de acompanhar e refletir sobre a prática cotidiana buscando caminhos alternativos para a melhoria na qualidade do atendimento das crianças e do funcionamento da instituição de modo geral.
A avaliação possibilita a reflexão e as discussões acerca do planejamento, das práticas pedagógicas constitutivas, delineando novos caminhos, ressignificando, qualificando, sensibilizando e inspirando a construção coletiva. Revela a identidade, as narrativas de vida que cada criança constitui ao fazer suas descobertas de mundo, estando intrinsecamente ligada as suas conquistas, trajetória frente aos desafios e possibilidades, o que a subjetiva enquanto sujeito, legitimando dessa forma o processo avaliativo.
 Acreditamos que para nortear e potencializar as aprendizagens dos sujeitos envolvidos no processo educativo é necessário discutir, acompanhar e analisar os documentos escolares, tais como o Projeto Político Pedagógico e os Planos de Estudos. Sendo assim, torna-se indispensável um procedimento diagnóstico, contínuo, participativo, que envolva todos os segmentos que compõem o ambiente escolar.
Em nossa escola, o processo de avaliação das crianças ocorre através das observações e reflexões permanentes sobre as manifestações de cada uma respeitando o princípio de atenção à diversidade, utilizando-se de diários de aula, o livro da história da turma, planilhas, fotografias, gravações, entrevistas, debates, acompanhamento coletivo do trabalho, agenda escolar, auto-avaliação, análise das produções, conselhos de classes acompanhando as formas de expressão e do envolvimento durante o processo educativo, sendo feitos através de registros sistemáticos da evolução das crianças, em conformidade com os critérios e objetivos estabelecidos para cada faixa etária, centrando naquilo que as crianças são capazes e não no que lhes falta.
Da mesma forma, vivenciamos a avaliação com todos os segmentos da escola e para isso, são organizadas e planejadas as seguintes etapas:



Momento de conversa com as famílias:
A escola oportuniza dois momentos de reuniões individuais com os pais e/ou
responsáveis, juntamente com os professores titulares de cada turma.
O primeiro ocorre na metade do 1º semestre e o seguinte na metade do 2º semestre, e ambos têm por objetivo estabelecer um vínculo com as famílias e dialogar sobre as propostas desenvolvidas.
Além desses momentos, quando ocorre a necessidade por parte da família ou da escola, são agendadas reuniões individuais.


Pré-conselho com os alunos:
 Anterior ao conselho de classe com os professores e equipe diretiva, ocorre um momento com cada turma, onde a diretora e a coordenadora pedagógica desenvolvem uma dinâmica, na qual os alunos participam relatando as suas percepções do espaço escolar.


Conselho de classe participativo com as famílias, professores e equipe diretiva:
Com o intuito de que comunidade escolar possa contribuir com o processo avaliativo, a escola oportuniza um momento de diálogo entre pais e/ou responsáveis, professores e equipe diretiva a cada semestre letivo.
Neste momento refletimos sobre as práticas educacionais que envolvem o ambiente escolar, levando em consideração a opinião de todos.
Da mesma forma, cada família e/ou responsável recebe uma pesquisa de avaliação para responder, pois consideramos que a participação da família no processo de construção e avaliação do conhecimento é muito importante.

Conselho de classe com professores e equipe diretiva:
Este momento ocorre uma vez a cada semestre, com a participação dos professores titulares da turma e a equipe diretiva e ao menos um professor de
projeto. Nesta situação dialogamos sobre cada criança no seu processo de
construção do conhecimento. São considerados também os registros e observações realizados pelos professores dos projetos. Da mesma forma, esse momento oportuniza a criação de estratégias por parte dos envolvidos, respeitando a individualidade de cada criança.


Momento de avaliação coletiva
Durante o ano letivo ocorrem momentos de reuniões com professores, funcionários e equipe diretiva para dialogarmos sobre os diferentes processos que envolvem o todo do ambiente escolar.
 Momento de avaliação institucional
A avaliação institucional é realizada através de diálogos dos professores e funcionários no decorrer do ano letivo com a equipe diretiva bem como uma avaliação escrita no final do primeiro semestre e no final do ano, referente a todos os aspectos escolares, a fim de futuras intervenções e melhorias na escola (pessoal eestrutural).


Avaliação da turma
Este momento ocorre duas vezes ao decorrer do ano, onde é elaborada uma pauta pela coordenadora pedagógica, sendo analisada a rotina da turma, discutindo estratégias, conversando sobre o desenvolvimento geral da turma ao decorrer do semestre e pontuando alguns casos específicos. Participam deste momento os professores titulares da turma e a coordenadora pedagógica responsável pela mesma. Durante os encontros que são realizados para dialogarmos sobre o planejamento, as propostas de ensino e aprendizagem, as avaliações das crianças, são registrados os assuntos tratados em atas de atendimento para que possamos realizar anotações sobre as combinações estabelecidas nestes encontros, fortalecendo a parceria entre equipe diretiva e professor ou funcionário. 
Autoavaliação
A autoavaliação é realizada ao final de cada ano letivo, onde todos os profissionais da escola têm a oportunidade de refletir sobre sua prática, sendo assim o profissional o autor deste processo avaliativo. 
 
Referência:
LIMA, Iana Gomes de; GOLBSPAN, Ricardo Boklis. O Sistema Estadual de Avaliação Participativa na educação estadual do Rio Grande do Sul: contribuições para o desenvolvimento de uma gestão escolar democrática. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2027848/mod_resource/content/1/O%20Sistema%20Estadual%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20Participativa%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 20 de julho de 2017.
Vídeo – Avaliação na Educação Infantil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=162&v=A74gphe1nT4 Acesso em: 20 de julho de 2017.




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