A decisão e o comprometimento de registrar o Projeto Político Pedagógico em documento próprio na escola são aspectos fundamentais, desta forma, todos se tornam responsáveis porque participam a partir de um ideal. Participam de um processo de tomada de decisões democrática.
A
construção do mesmo se dá de forma coletiva, a partir de reuniões administrativas,
reuniões pedagógicas, reuniões com pais, questionários, diálogos com os alunos,
encontros do corpo docente na escola, leitura de livros, polígrafos, documentos,
leis e pareceres.
O
Projeto Político Pedagógico aponta novas alternativas, define objetivos, metodologias,
descobre potencialidades e oferece autonomia à escola, ao mesmo tempo em que é
vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos no processo educativo.
Sabemos
que o momento de construção e implementação poderá gerar conflitos,
evidenciando-se limitações, rupturas, tomada de decisões, momentos de estudo e
reflexão da prática realizada e da prática que almejamos realizar. Este
documento tem como objetivo principal reunir o olhar de todos os segmentos envolvidos
no processo educativo com intuito de planejar o que temos a intenção de fazer e
avaliar o que estamos fazendo até o momento.
Referência:
SILVA, Maria Beatriz Gomes da; BAIRROS, Mariângela
Silveira. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E REGIMENTO
ESCOLAR: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DEMOCRÁTICA. Disponível
em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2010317/mod_resource/content/2/PPP.pdf
Acesso em: 19 de julho de 2017.
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