quinta-feira, 20 de julho de 2017

Momentos

  Na escola onde trabalho tenho autonomia, inclusive, na organização da sala referência e sua disposição de mobiliário. De acordo com a necessidade em relação ao espaço para as crianças poderem brincar, e organizar de forma autônoma os cantos para suas experiências, decidi por retirar duas mesas e oito cadeiras, para assim montarem seus repertórios conforme sua imaginação e criatividade. De acordo com as brincadeiras as mesas que ficaram, os materiais e brinquedos mudam de lugar e  até de função. 

Aproveitando as mesas do refeitório para fazer comida
Na nossa sala, os brinquedos e materiais são parte do processo de desenvolvimento das crianças, então ficam todos ao seu alcance, na qual utilizam no momento que querem. 

Na mesma linha, Zabalza (2001) “considera que a forma como organizamos e  utilizamos o espaço físico da sala constitui, ela própria, uma mensagem curricular, uma vez que reflete o nosso modelo educativo”.
 Conforme Zabalza, afirmo sim, que minha prática se reflete exatamente como organizo a sala, a saída com as crianças fora da escola, ou fora da sala de referência, o que levamos para o pátio, como realizo as atividades com elas.

O tecido foi colocado a partir de uma escuta. "Nossa casa no tem o telhado!
Ir brincar no pátio da frente é sempre muito divertido
            
         As crianças o tempo todo nos mostram seu cotidiano durante suas brincadeiras  e falas
" Profe. posso  trocar a música?" E após, ela canta e dança na frente do espelho
As crianças adoram colocar as toucas que uso no refeitório









As meninas descobriram uma nova maneira de brincar com o balanço
Possibilidades e criatividade com materiais não estruturados      
    

Algumas vezes as crianças necessitam também de brincar sozinha
Dando "papá para filha"
Diariamente os meninos constroem pistas, cidades, pontes para explorarem com os carrinhos
Diariamente as meninas constroem uma cabana
Após arrumar a casinha. "Agora vou no shopping"
Essa menina adora cuidar das "filhas"
Hoje além de trocar a fralda da boneca, deu de "mamá"
Nesse dia encontraram um besouro, foi a sensação da manhã
Durante a brincadeira na areia, surgiu um formigueiro
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do Espaço em Sala de Aula e as Suas Implicações na Aprendizagem Cooperativa. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2029884/mod_resource/content/1/138-734-7-PB.pdf Acesso em: 20 de julho de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário