Na escola onde
trabalho tenho autonomia, inclusive, na organização da sala referência e sua
disposição de mobiliário. De acordo com a necessidade em relação ao espaço para
as crianças poderem brincar, e organizar de forma autônoma os cantos para suas
experiências, decidi por retirar duas mesas e oito cadeiras, para assim
montarem seus repertórios conforme sua imaginação e criatividade. De acordo com
as brincadeiras as mesas que ficaram, os materiais e brinquedos mudam de lugar e
até de função.
 |
Aproveitando as mesas do refeitório para fazer comida |
Na nossa sala, os brinquedos e materiais são parte do processo
de desenvolvimento
das crianças, então ficam todos ao seu alcance, na qual utilizam no momento que
querem.
Na mesma linha, Zabalza (2001) “considera
que a forma como organizamos e utilizamos
o espaço físico da sala constitui, ela própria, uma mensagem curricular, uma vez
que reflete o nosso modelo educativo”.
Conforme Zabalza, afirmo sim, que minha prática se reflete exatamente como organizo a sala, a saída com as crianças fora da escola, ou fora da sala de referência, o que levamos para o pátio, como realizo as atividades com elas.
 |
O tecido foi colocado a partir de uma escuta. "Nossa casa no tem o telhado! |
 |
Ir brincar no pátio da frente é sempre muito divertido |
 |
As crianças o tempo todo nos mostram seu cotidiano durante suas brincadeiras | e falas | | | | | | | | | | | | | | | | |
 |
" Profe. posso trocar a música?" E após, ela canta e dança na frente do espelho |
 |
As crianças adoram colocar as toucas que uso no refeitório |

As meninas descobriram uma nova maneira de brincar com o balanço
Possibilidades e criatividade com materiais não estruturados | | |
| | | | |  |
|
 |
Algumas vezes as crianças necessitam também de brincar sozinha |
 |
Dando "papá para filha" |
 |
Diariamente os meninos constroem pistas, cidades, pontes para explorarem com os carrinhos |
 |
Diariamente as meninas constroem uma cabana |
 |
Após arrumar a casinha. "Agora vou no shopping" |
 |
Essa menina adora cuidar das "filhas" |
 |
Hoje além de trocar a fralda da boneca, deu de "mamá" |
 |
Nesse dia encontraram um besouro, foi a sensação da manhã |
 |
Durante a brincadeira na areia, surgiu um formigueiro
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário